» Informação
  seta Notícias
  seta Agenda
  seta Classificados
  seta Educação
  seta Links
  seta Download
  seta Fórum
  » Equipamentos
  seta Cotação
  seta Fornecedores
  seta Roubados
  » Profissional
  seta Empresas
  seta Profissionais
  seta Licitações
  » Expediente
  seta Quem Somos
  seta Mapa do Site
  seta Anunciar
  seta Contato
   
  Notícias
 
Lançamento do livro "Topografia para Engenharia"

Data: 14/05/2015
Autor: deacantodotrabalho@gmail.com
Acessos: 1507


Topografia para Engenharia e Segurança nas Estruturas
Os conceitos da Geomática e os métodos para estabilidade de estruturas, com seus respectivos avanços tecnológicos, em dois lançamentos da Elsevier que preenchem importante lacuna de bibliografia em português para engenharia civil e topografia

Pelo Código Civil Brasileiro, o engenheiro civil responde pela solidez e segurança da obra, consequentemente pela escolha dos materiais empregados e por possíveis danos a terceiros, entre muitas outras responsabilidades. Já o topógrafo é cada vez mais uma peça-chave nos projetos de construção atuais, complexos e repletos de exigências, pois é o profissional que melhor transforma valores virtuais em reais para que tudo saia exatamente como o planejado.
Acabam de chegar ao mercado, pela Editora Elsevier, dois livros que preenchem uma lacuna importante na bibliografia em língua portuguesa para formação e atualização desses profissionais essenciais para o desenvolvimento da sociedade.
Segurança nas Estruturas (2ª edição)traz informações sobre os diversos métodos já adotados na área e, principalmente, a justificativa para a evolução e as constantes modificações que ocorrem nestes procedimentos. A obra é base para o início dos estudos sobre o tema, posteriormente abordado com mais detalhes nas disciplinas específicas de cada material estrutural. Dividido em sete capítulos, o livro trata dos conceitos básicos e evolução histórica; métodos do coeficiente de segurança interno e externo, método das tensões admissíveis; introdução aos métodos probabilísticos e método dos estados limites. Na parte final, há exemplos resolvidos e propostos.

“A necessidade desta publicação decorre da falta de material específico sobre o assunto”, afirmam os autores José Jairo de Sáles, professor aposentado da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), e Jorge Munaiar Neto e Maximiliano Malite, professores associados do Departamento de Engenharia de Estruturas da mesma instituição e pesquisadores e autores de vários estudos. A apostila inicial que deu origem a Segurança nas Estruturas foi inspirada nos trabalhos do engenheiro Ivan Lippi Rodrigues e, principalmente, na apostila do professor Décio Leal de Zagottis.

Por sua vez, Topografia para Engenharia é fonte de informações e conceitos abrangentes sobre cada uma das áreas fundamentais do ensino e da prática de Geomática - ramo do conhecimento que coleta, processa e produz informações geográficas e projeções físicas para o uso efetivo e racional dos dados pesquisados. O objetivo do livro é prover materiais relevantes para as disciplinas ensinadas nos cursos de Topografia para a engenharia, bem como subsídios para auxiliar os profissionais da área de Geomática no desenvolvimento de seus projetos de engenharia.
De acordo com os autores - Irineu da Silva e Paulo Cesar Lima Segantine - professores associados do Departamento de Engenharia de Transportes da EESC-USP, com os avanços das décadas recentes e novas tecnologias instrumentais, técnicas e métodos de medição e aplicação prática, o texto buscou racionalizar o conteúdo e oferece ao leitor assuntos pouco tratados em literaturas de língua portuguesa, como: referências geodésicas, transformações de coordenadas, projeção UTM, modelagem numérica de terreno e instrumentos topográficos modernos.

A abrangência das seções tratadas em cada capítulo foi planejada para que se possa, em princípio, aplicar os conceitos diretamente em problemas de engenharia e utilizá-los em rotinas de programação de computador. Além disso, para auxiliar no entendimento das teorias desenvolvidas ao longo dos capítulos, ao final de cada seção são disponibilizados exemplos aplicativos, todos calculados em planilha eletrônica.
TOPOGRAFIA PARA ENGENHARIA
EDITORA ELSEVIER
Categoria: Engenharia Civil
Formato: 21x28cm
Páginas: 432
Preço: R$ 129,90
Irineu da Silva é Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP. Doutor em Geociências pela Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne - Suíça. Professor Associado do Departamento de Engenharia de Transportes da EESC-USP.
Paulo Cesar Lima Segantine é Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Espirito Santo - UFES. Doutor em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP. Professor Associado do Departamento de Engenharia de Transportes da EESC-USP. Pós-doutorado na University of Maine-USA e na Universidade do Minho-Portugal.
SEGURANÇA NAS ESTRUTURAS
EDITORA ELSEVIER
Categoria: Engenharia Civil
Formato: 16x23 cm
Páginas: 136
Preço: R$ 49,90
Jorge Munaiar Neto é engenheiro civil, possui graduação pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, bem como mestrado e doutorado em Engenharia de Estruturas pelo Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Associado no referido departamento e leciona disciplinas relacionadas à isostática, à resistência dos materiais e aos sistemas estruturais, com pesquisas no contexto da Segurança contra o incêndio. Possui 4 livros publicados.
José Jairo de Sáles é engenheiro civil, foi projetista e engenheiro da COBRAPI, escritórios de Volta Redonda e São Paulo, posteriormente professor no curso de engenharia civil da UNESP, campus de Ilha Solteira e atualmente professor, aposentado, da Escola de Engenharia de São Carlos, com mestrado e doutorado na área de estruturas de aço, tendo lecionado disciplinas nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Publicou, com os demais professores do seu departamento, livros e apostilas para servirem de embasamento aos alunos dos cursos que lecionou.
Maximiliano Malite é engenheiro civil, mestre e doutor em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, onde atualmente é professor Associado junto ao Departamento de Engenharia de Estruturas. Leciona disciplinas e desenvolve pesquisas no campo das estruturas metálicas e da análise experimental de estruturas.

 
  E-mail:
 
  Senha: